Ortodontia caninha

Poucas pessoas imaginam que um cão ou gato possa usar um aparelho ortodôntico. Mas alterações na oclusão perfeita deles podem trazer sérios problemas para a saúde assim como ocorre no homem. orto2.JPG - 18619 Bytes

Fraturas de maxilar com consolidação imperfeita, dentes de leite (decíduos) que permaneceram na arcada dentária adulta, aparecimento de dentes extras e crescimento anormal da mandíbula, são apenas algumas das causas que podem levar um determinado dente a se posicionar no local errado dentro da arcada dentária e com isso provocar até perfurações do palato (céu da boca), agravamento de doença periodontal, dificuldade na mastigação, desgaste de outro dentes e problemas na articulação da mandíbula.

A alteração estética é sempre levada em consideração pelo proprietário mas o mais importante é retornar o animal para uma condição de saúde e normalidade onde ele possa se alimentar e abrir e fechar a boca sem problemas. orto.JPG - 23345 Bytes

Será que meu cão tem a mordida perfeita?

Para saber se a oclusão ( relação entre os dentes e as demais estruturas bucais quando a boca se encontra fechada) do seu cão é normal siga o esquema baixo.

Atenção: Algumas alterações são admitidas e até desejadas em determinadas raças, portanto pesquise a raça do seu cão para saber se uma alteração faz parte do seu padrão racial ou não.

Importante: Defeitos dentais são geralmente hereditários. Se seu cão possui defeitos diagnosticados por um médico veterinário ele não deve ser usado na reprodução pois a probabilidade de seus filhotes apresentarem o mesmo defeito é grande.

Avaliação da oclusão canina:

1. Simetria da cabeça, focinho e dentição.

2. Cães adultos não devem apresentar dentes decíduos (de leite) ou falta de dentes por causa genética (não traumática) e nem dentes duplos.

deciduodog.JPG - 29930 Bytes
Persistência do canino superior esquerdo.
deciduocat.JPG - 19464 Bytes
3. Os dentes incisivos podem se encontrar (superiores e inferiores) topo a topo, tesoura ou com prognatismo segundo a raça.

4. Os caninos inferiores se acomodam entre o último dente incisivo e o canino superior. Este é o ponto de referência mais fácil de ser avaliado.

5. Pré molares: as cúspides (pontas da coroa) dos dentes devem coincidir com os espaços entre o 3o e 4o pré molares superiores.

6. O 4o pré-molar superior cobre parcialmente o 1o molar inferior quando a boca está fechada.

7. Em cães: os dentes molares se tocam topo a topo.

 

oclusaocao3.JPG - 23078 Bytes

Modelo com oclusão canina normal.

1 comentários:

Scavacini disse...

Olá, tenho uma golden retiever de 4 meses e ela tem prognastia na mandibula inferior, os dentes ainda não estão pra fora, mais quase, já estão bem a frente dos superiores, gostaria de saber se esse problema vai piorar e quais as opções de tramentos pra ela, valores etc.

Obrigada

Postar um comentário