Mau hálito canino


Em geral o mau hálito ocorre pela presença da placa bacteriana em cachorros.

O "tártaro", termo usado popularmente para placa bacteriana e para o cálculo dentário, é formado inicialmente por um biofilme constituído essencialmente por bactérias. Este biofilme localiza-se sobre a superfície dental e acumula-se principalmente no sulco gengival, onde a limpeza natural pelo fluxo salivar e abrasão dos alimentos e da língua é dificultada. Conforme esta placa bacteriana vai se organizando são formados subprotudos de seu metabolismo que lesam o tecido gengival causando a GENGIVITE. Com o avançar do processo, haverá uma resposta imunológica do paciente, que passará a atuar como fator de destruição acelerada das estruturas de suporte do dente, com reabsorção óssea e retração gengival. 

Por isso observamos mobilidade dental, exposição de furca e até perda do dente. A partir deste momento, a lesão torna-se irreversível denominando-se DOENÇA PERIODONTAL. A placa, pela precipitação de sais minerais e glicoproteínas presentes na saliva, é então mineralizada e forma-se o CÁLCULO DENTAL, que por ter sua superfície rugosa favorecerá o acúmulo de mais placa na sua superfície.

1 comentários:

Marco Antonio Leon-Roman disse...

Ola Dani Souto, cite a fonte dos textos que expõe no seu Blog. Este texto, assim como outros trechos, são de autoria da Dra.Juliana Kowalesky, amiga pessoal e colega do LOC-FMVZ/USP.

O link com o original em pdf é http://www.ourofino.com/portal/files/espaco_veterinario/Odontologia_canina.pdf.

Cite a fonte de tudo o que expor, pois muita gente pode pensar que foi VOCE que escreveu, gerando problemas de direitos autorias.

Se tiver dúvidas, entre em contato comigo, Prof.Leon. Não sei se a conheço, mas estou à sua disposicao, pois esta é minha área de atuação desde 1998, e sempre estou verificando "novidades" na internet.

Atenciosamente
Leon
www.drleon.com.br
www.dentistavet.com.br

Postar um comentário